Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Eleição do PT não pode ser contaminada. Não quero ser candidato da discórdia', diz Pinheiro

por Evilásio Júnior
'Eleição do PT não pode ser contaminada. Não quero ser candidato da discórdia', diz Pinheiro
Fotos: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O senador Walter Pinheiro negou, em contato com o Bahia Notícias, ter se aliado ao deputado federal Nelson Pelegrino na eleição do PT em Salvador de olho na indicação à candidatura de governador do Estado em 2014. O parlamentar assegura que está mantida a sua adesão a Everaldo Anunciação, também apoiado pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa – escolhido de Jaques Wagner –, ao comando estadual da legenda. "Eu não apoiei Everaldo condicionando absolutamente nada. Na época em que apoiei Everaldo, nem a minha corrente havia definido o apoio nem tínhamos candidato em Salvador. Se, coincidentemente, Rui Costa apoia o mesmo candidato, não tem problema nenhum. Agora, no município, eu vou apoiar o candidato de Gilmar [Santiago, vereador]", avisou. Ele diz não acreditar que o processo de disputa regional possa interferir na escolha do nome que concorrerá ao Palácio de Ondina. "Não há esse alinhamento nem tão pouco a lógica de que a disputa em Salvador pode ser usada como ataque. Não tem nenhum tipo de ligação. Gilmar tentou até a última hora fazer acordo com todo mundo. Não deu certo, fechou com Pelegrino. Não existe vingança. A vingança é um instrumento na política que as pessoas que usaram, além de perder na política, perderam na saúde. Não é o PT municipal que vai interferir na escolha do candidato. A política local determina alianças diferentes daquelas estabelecidas em nível estadual e nacional. Como diz o próprio governador Wagner, a ferida local demora muito mais parar sarar; a estadual menos e a nacional menos ainda", parafraseou. Segundo o petista, ele sequer participou do processo de alinhamento entre a sua corrente – Democracia Socialista (DS) – e a de Pelegrino – Esquerda Democrática e Popular (EPD) – que definiu o lançamento do nome de Edson Valadares como postulante a chefe da sigla na capital. "Não fiz chapa contra ninguém e nem fui traído por ninguém. O povo do PT de Salvador, Gilmar e Edson, foi quem liderou o processo. Óbvio que eu defendi [ a escolha], mas é uma área que eu nem me envolvo. Nesse aspecto, quem conduz é o vereador. A minha posição não é fazer chapa contra ninguém e, sim, a favor de alguém", amenizou.
Para Pinheiro, as rusgas evidenciadas na concorrência entre as dezenas de corrente do partido podem prejudicar as pretensões governistas no pleito do ano que vem. "O PED [Processo de Eleição Direta do PT] não pode ser um elemento contaminado ou contaminador do processo sucessório. Até porque, não é o presidente do PT quem vai decidir o candidato. Tem o partido como um todo, tem o governador e os outros partidos da base aliada. Não é nem na pressão nem na folga. Tem que ser na coisa ajustada", avaliou. Diferentemente de Pelegrino, que cobra uma definição do nome antes do PED de 10 de novembro, o senador acredita que deve-se "encontrar um melhor tempo" para que haja harmonia entre petistas e aliados. "Esgarçar isso pode nos levar a um desgaste profundo. O melhor é dialogar entre nós todos e com os outros setores o momento de escolher e quem escolher", ponderou, ao admitir almejar ser referendado. "Não quero ser candidato da discórdia, do tapa e do enfrentamento. Quero ajudar na unidade. Se eu servir para a unidade, ótimo, senão vou tocar a minha vida", argumentou Walter Pinheiro, cujo mandato no Congresso Nacional vence apenas em dezembro de 2018.

   
Quarta, 25 de Setembro de 2013 - 00:00

Votação das contas de JH deve ficar para último dia de setembro

por Rodrigo Aguiar
Votação das contas de JH deve ficar para último dia de setembro
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Prometida pelo presidente da Câmara para ocorrer em setembro, a votação das contas de 2011 do ex-prefeito João Henrique (PSL) deve ficar para a próxima segunda-feira (30), último dia do mês. “Tem alguns vereadores viajando por motivos partidários; outros não podem por motivos pessoais. Todos querem participar da sessão. Estou consultando os vereadores. Se for por causa [da ausência] de três, votamos amanhã [quarta]. Se for cinco, seis ou sete, votamos segunda. Mas não passa de setembro”, prometeu o tucano Paulo Câmara. Nenhuma reunião de líderes foi realizada na Casa para discutir a pauta de votação e, para apreciar as finanças de JH, é necessário aprovar antes um requerimento para que o tema tenha preferência. Enquanto isso, João Henrique tenta se salvar do que seria a terceira derrota seguida na Câmara, após reprovação das contas de 2009 e 2010. O ex-gestor almoçou nesta segunda (23), na Assembleia Legislativa da Bahia, com um grupo de vereadores.
Autoproclamado líder dos henriquistas, o vereador Geraldo Júnior (PTN) participou do encontro. Cabe a ele a tarefa de arregimentar o apoio de vereadores para tentar aprovar com ressalvas as finanças do seu aliado. “O objetivo do almoço foi externar o reconhecimento e a gratidão pelo que ele [JH] fez por nós e pelas nossas agremiações. Demonstrei aos colegas o porquê do meu voto”, contou Geraldo. De acordo com o vereador, também estiveram presentes ao almoço José Trindade (PSL), Alberto Braga (PSC) e Marcell Moraes (PV), além de Toinho Carolino, Tiago Correia e Carlos Muniz – todos do PTN. Ainda segundo o aliado de JH, foram convidados, mas não apareceram em razão de compromissos, os vereadores Kiki Bispo (PTN), Euvaldo Jorge (PP), Leandro Guerrilha (PSL) e Léo Prates (DEM). “Léo não é um henriquista, mas é um adesista aos henriquistas”, provocou Geraldo.

   
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) por maioria - quatro votos a três - a criação do partido Solidariedade, liderado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SP), que estava no PDT. Trata-se do 32º partido político do país. Mais cedo, o tribunal já havia aprovado a criação de outra nova legenda, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O Solidariedade, fundado em outubro do ano passado, adotará como sigla partidária SDD e terá o número '77' como representação  nas eleições de 2014. Para poder concorrer às eleições do ano que vem, a criação de um partido deve ser aprovada pelo plenário do TSE até o dia 5 de outubro. Até esta data, os candidatos que pretendem se candidatar pelo partido precisam estar filiados. Ainda está pendente de julgamento pelo TSE o registro de criação do partido Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva. Informações do portal G1

   
Vereador diz que prefeitura beneficia 'certas áreas' da cidade em recapeamento
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
O vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, Gilmar Santiago (PT), levantou questionamento, na tarde desta terça-feira (24), sobre a recuperação da malha viária em Salvador. Segundo o petista, tem-se identificado que algumas localidades como as avenidas Antônio Carlos Magalhães, Orlando Gomes, Adhemar de Barros, o Largo do Campo Grande, dentre outras, têm sido priorizadas no trabalho de recapeamento asfáltico, enquanto bairros situados na Cidade Baixa e Subúrbio Ferroviário encontram-se esburacados. O edil disse desconhecer o critério utilizado pela prefeitura para realizar as obras. “Em alguns bairros o asfalto ainda em boas condições está sendo retirado e trocado, quanto em outros a situação encontra-se caótica. Os buracos estão tomando conta de toda a rua e, pior, sem previsão para que o serviço seja realizado”, finalizou.

   
Terça, 24 de Setembro de 2013 - 21:50

ONU cria fórum para monitorar desenvolvimento sustentável

por Portal Terra
A ONU atendeu nesta terça-feira (24) a uma reivindicação da Rio+20 ao criar, com o apoio do Brasil e da Itália, um colegiado de chefes de Estado e governo destinado a acompanhar, orientar e monitorar iniciativas de desenvolvimento sustentado. O chamado Fórum de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentado se reunirá a cada quatro anos na Assembleia Geral da ONU, com encontros em nível ministerial uma vez por ano. Suas deliberações se traduzirão em declarações governamentais acordadas pelas partes. A partir de 2016, a instância acompanhará a implementação de metas de desenvolvimento sustentável pelos integrantes da ONU, com comentários para cada país. A presidente brasileira, Dilma Rousseff, afirmou que "depois da Rio+20, a palavra desenvolvimento nunca mais deixará de estar associada ao qualificativo de sustentável". "Alcançamos consenso em torno do objetivo de construir um modelo de desenvolvimento que contemple de forma equilibrada as dimensões econômica, social e ambiental", completou.

   
Estelionatário que usava documentos falsos para abrir contas universitárias é preso
Foto: Divulgação
Foi preso na segunda-feira (23), Marcelo Ávila Moura Costa Dória, conhecido como Bob Esponja, 33 anos. Ele é acusado de estelionato por falsificar uma carteira de trabalho e o comprovante de matrícula de uma faculdade para abrir contas universitárias em agências bancárias em Salvador. Segundo o Correio, policiais da 7ª Delegacia Territorial (7ª DT/Rio Vermelho) flagraram o acusado dentro de uma agência do banco Santander, no Vale do Canela, com uma cópia de um boletim de ocorrência, com a identidade de um homem chamado Evilázio. Marcelo tinha ido registrar o extravio de um talão de cheque. A gerência da instituição financeira desconfiou do novo correntista ao perceber que, no dia seguinte à abertura da conta universitária, em nome de Evilázio, o limite de saldo, fixado em R$ 600, foi retirado de uma só vez. No momento da prisão, Marcelo também tinha em mãos cópia de um cheque, sem fundos, no valor de R$ 700, extraído do mesmo talão que ele alegava ter sido extraviado. Bob Esponja foi autuado por falsidade ideológica e estelionato e conduzido ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo Penitenciário da Mata Escura, depois de interrogado pela titular da 7ª DT, delegada Jussara Sousa. Marcelo também confessou ter aberto outra conta universitária em uma agência do Banco do Brasil, próxima ao Shopping Barra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário