Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EUA: inundações no Colorado deixam mais de 500 desaparecidos

Mais de 500 pessoas foram consideradas desaparecidas neste domingo (15) no estado do Colorado, no oeste dos Estados Unidos, devido às inundações. O desastre deixou pelo menos cinco mortos, anunciaram as autoridades. Equipes de socorristas mobilizadas em grande escala tentavam localizar mais de 500 pessoas, enquanto novas chuvas eram registradas durante o dia neste estado, que recebeu em poucos dias o mesmo volume de chuva do que o que registrado normalmente em vários meses. Um registro provisório indica cinco mortos. Uma mulher arrastada por uma correnteza no sábado na cidade de Boulder foi a última vítima registrada, informaram as autoridades locais. Na quinta-feira, os socorristas recuperaram três corpos, e na sexta-feira um quarto corpo foi encontrado no condado de Boulder.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 18:02

No fim, Bahia 'dorme' e cede empate ao Coritiba

No fim, Bahia 'dorme' e cede empate ao Coritiba
Foto: Joka Madruga / Agência Estado
O Bahia, ao contrário da rodada anterior, deu sinais que colocaria um ponto final no jejum de triunfos. Abriu 2 a 0, ainda no primeiro tempo, e era melhor no jogo. Mas, no segundo tempo, o time baiano não resistiu a pressão do Coritiba e cedeu o empate. Clique e saiba tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 18:00

Secretário nega 'condições precárias' de postos de saúde no nordeste baiano

por Juliana Almirante
Secretário nega 'condições precárias' de postos de saúde no nordeste baiano
Foto: Alexandre Galvão/ Bahia Notícias
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, negou, em contato com o Bahia Notícias, que os postos médicos dos municípios de Araci e Tucano, no nordeste baiano, estejam em “condições precárias”, conforme publicado pela Folha de S. Paulo neste domingo (15). De acordo com ele, a matéria é “enviesada” e “tendenciosa” e a realidade nos locais é "bem diferente" do que foi divulgado. "Convido até a reportagem do Bahia Notícias para conhecer as condições dos postos", defendeu o secretário. Segundo a Folha, em Barreira, povoado de Araci, o posto de saúde da família teria recebido a última faxina em junho. Além disso, os equipamentos da unidade estariam quebrados. Já em Tucano, aponta o o jornal, o PSF do povoado de Rua Nova não contaria com salas da gerência e de inalação coletiva. Solla informou que as unidades devem receber na próxima semana profissionais cubanos selecionados no programa Mais Médicos.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 17:40

Itamaraju: Polícia evita fuga de presos de delegacia

A polícia de Itamaraju, no sul do estado, impediu na manhã deste domingo (15) a fuga de 30 presos custodiados na delegacia. De acordo com um policial, a ação foi percebida durante o banho de sol dos detentos, que se revezavam para abrir um buraco em uma das celas. "Eles estavam cavando na cela que a parede dá para o pátio e para a área externa da delegacia", diz o policial, em entrevista ao G1. A polícia avalia que se a ação não fosse impedida, a saída dos custodiados ocorreria ainda neste domingo (15), pois a escavação já estava em estado avançado. A cela da unidade policial, que abrigava três detentos, foi esvaziada. A tentativa foi comunicada à Justiça.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 17:00

Desabamento em mina mata 27 no Afeganistão

O desabamento de uma mina de carvão neste sábado na província de Samangan, no norte do Afeganistão, deixou pelo menos 27 mortos e dezenas de feridos. Cerca de 60 trabalhadores ficaram presos na mina. O porta-voz do Ministério de Minas e Petróleo, Mohammad Rafi Sediqi, disse que a operação de resgate seria encerrada na tarde de domingo Segundo ele, as autoridades estão investigando se houve alguma sabotagem por parte da guerrilha Taleban, que, de acordo com moradores locais, teria um grupo atuando na região. "Isso não está claro neste momento. Estamos trabalhando nisso", afirmou o porta-voz. O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, se disse desolado com a perda de vidas e pediu que o ministério tome medidas para evitar a repetição de acidentes como esse. No começo deste ano, o ministro de Minas e Petróleo, Wahidullah Shahrani, disse que a receita obtida com minerais, petróleo e gás poderá representar até 45% do PIB do Afeganistão na próxima década. O país tem depósitos de cobre, ferro e ouro, além de petróleo e gás. Mas mais de 30 anos de guerra quase contínua, a incerteza quanto ao marco legal para a atuação de empresas estrangeiras e sobre o futuro do país têm desencorajado investidores. informações da Dow Jones Newswires.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:40

Brasil recua em planos de energia nuclear e favorece eólica

por Portal Terra
Brasil recua em planos de energia nuclear e favorece eólica
Foto: Flickr/ Minplanpac
O Brasil provavelmente recuará em seus planos de novas usinas nucleares devido a preocupações com segurança após o vazamento de 2011 no Japão, e promoverá por outro lado uma "revolução" na energia eólica, disse o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Ele disse à Reuters que era "improvável" que o governo mantenha seus planos de construir quatro novas usinas nucleares até 2030 para atender a crescente demanda por eletricidade. Ele se recusou a informar quantas usinas serão construídas. Os comentários de Tolmasquim, parte de uma avaliação mais ampla dos planos estratégicos de longo prazo do país para geração de energia elétrica, ressaltaram as dúvidas globais quanto à energia nuclear mais de dois anos depois do terremoto seguido de tsunami que levou a um acidente na usina de Fukushima, no Japão. "Depois do Japão, as coisas foram colocadas em espera", disse Tolmasquim em entrevista na semana passada. "Não abandonamos (os planos)... mas eles também não foram retomados. Não é uma prioridade para nós neste momento", avaliou. O Brasil ainda não iniciou o processo das unidades projetadas para ficarem prontas em 2030. A usina atualmente em construção, Angra 3, é construída com tecnologia alemã da Siemens-KWU. O Brasil, segundo Tolmasquim é o mercado para novas fontes de eletricidade confiáveis, limpas e baratas. A rede de energia do país atualmente se baseia em usinas hidrelétricas para cerca de 75% de sua demanda. Além disso, a média de preços da energia eólica no Brasil caiu de R$ 148 por megawatt-hora no fim de 2009 para R$ 110 por megawatt hora este ano. "Este é o momento da energia eólica", disse. "Houve uma revolução em termos de custos", acredita.

   
Cirurgião de estrelas de Hollywood diz que Gisele Bündchen não é mais tão desejada
Foto: Reprodução
Robert Rey, o Dr. Holywood - cirurgião plástico de estrelas da academia de cinema norte-americana -, disse em entrevista que Gisele Bündchen não é mais a mulher mais desejada do mundo. Clique aqui e saiba mais na Coluna Holofote.

   
A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática investiga quem são os autores da invasão do site da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), que culminou na divulgação de dados pessoais de 50 mil agentes da corporação na rede social Facebook. Disponível para download na quinta-feira (12), o arquivo, de 8,9 mil páginas, com emails, telefones, endereços e CPFs dos policiais, foi retirado do ar no sábado (14). Recentemente, invasões semelhantes ocorreram nos domínios virtuais do Ministério Público Estadual, da Assembleia Legislativa, da Câmara de Vereadores e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio (Detran-RJ). Em nota, a PMERJ se limitou a dizer que lamenta o fato e que todas as providências sobre o caso já foram tomadas. 

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:20

Síria diz que cumprirá resolução sobre armas químicas

O ministro da Informação da Síria, Omran al-Zoubi, disse em entrevista à emissora britânica de televisão ITN que o governo do país vai cumprir o plano russo de eliminar suas armas químicas assim que o Conselho de Segurança da ONU aprovar uma resolução baseada nessa proposta. Segundo Al-Zoubi, o governo do presidente Bashar al-Assad já começou a preparar os documentos relacionados ao plano. "A Síria se compromete com o que vier da ONU. Nós aceitamos o plano russo para nos livrarmos de nossas armas químicas. Na verdade, já começamos a preparar nossa lista", afirmou o ministro. Informações da Dow Jones Newswires.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:00

Mutirão oferece teste de Alzheimer gratuito

Um grupo de profissionais de saúde promovem, na sexta-feira (20), das 9h às 21h, um dia de testes gratuitos de memória para diagnosticar precocemente o mal de Alzheimer. O Mutirão de Diagnóstico Precoce de Alzheimer - Não Deixe seu Cérebro ser Vítima do Amanhã marca a passagem do Dia Mundial da Doença de Alzheimer. As pessoas que tiverem apresentado alteração nos testes serão atendidas também gratuitamente na Fundação de Neurologia e Neurocirurgia, no sábado (21) das 7h às 14h, onde passarão por avaliação neurológica, além de encefalograma e tomografia axial do crânio. Caso seja necessário, os pacientes serão medicados e acompanhados no ambulatório da instituição. A equipe de profissionais é formada por neurologistas, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, enfermeiras, assistentes sociais, além de estudantes de medicina e de outros cursos da área de saúde. O evento é promovido pela Fundação de Neurologia e Neurocirurgia-Instituto do Cérebro em parceria com o Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes/Ufba). O mutirão ocorre no terceiro piso do Shopping Barra.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 15:40

Pesquisa aponta que apoio a protestos cai em SP

A taxa de aprovação aos protestos de rua em São Paulo segue alta, mas a parcela dos paulistanos que reprova as manifestações quase triplicou no intervalo de dez semanas. Pesquisa Datafolha realizada na última quarta-feira (11) mostra que 21% da população da capital desaprova os protestos. Levantamento similar em 27 e 28 de junho, logo após o auge das passeatas, os que declaravam contrariedade somavam 8%. A pesquisa atual também aponta crescimento da rejeição pelo uso de máscaras por parte dos manifestantes. Entre os paulistanos, 89% são contra o uso da peça e 9% são a favor. No sentido inverso, a aprovação aos protestos caiu 15 pontos percentuais e chegou a 74%. O índice de opiniões favoráveis atinge seu pico entre os mais jovens e é 84% no grupo dos que têm 16 a 24 anos. Na pesquisa, o Datafolha voltou a perguntar sobre o comportamento de manifestantes e policiais. Para 78%, os manifestantes são mais violentos do que deveriam, índice idêntico ao apurado no levantamento em 13 de junho. O que pode ter aumentado, na opinião dos entrevistados, foi a violência policial. Antes, 40% achavam que os policiais eram mais violentos do que deveriam. Agora, 45% pensam assim. O uso de armas com balas de borracha pela polícia também é renegado pelos paulistanos: 59% são contra. O Datafolha ouviu 832 pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. 

   
Se aprovado pelo STF, novo julgamento do mensalão pode ficar para 2014
Foto: José Cruz / Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá na próxima quarta-feira (18) se 12 réus condenados no processo do mensalão passarão por novo julgamento. A votação sobre a validade dos embargos infringentes está empatada em 5 a 5 e será retomada com voto do ministro Celso de Mello, último a votar. Se o Supremo decidir que os réus têm direito ao recurso, o novo julgamento poderá ocorrer somente em 2014. Caso a Corte acate os recursos, outro ministro será escolhido para relatar a nova fase do julgamento. Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, relator e revisor da ação penal, respectivamente, não poderão relatar os recursos de dois réus que pediram os embargos infringentes, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e ex-deputado federal (PP-PE), Pedro Corrêa. Pelo regimento do STF, os demais réus só poderão entrar com novo recurso, caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado 60 dias após o fim do julgamento, previsto para próxima quarta (18). Com isso, o documento deverá ser publicado no mês de novembro. A partir daí, os advogados terão 15 dias para entrar com os embargos infringentes e o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após este período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades voltam em fevereiro de 2014. Informações da Agência Brasil.

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 15:20

Justin Timberlake vem ao Brasil para tocar e lançar filme

Justin Timberlake vem ao Brasil para tocar e lançar filme
Foto: Francisco Silva / AgNews
A terceira noite do Rock in Rio neste domingo (15) terá a participação de Justin Timberlake, no Palco Mundo. Mas a visita dele ao Brasil não está restrita à música. Saiba mais na Coluna Cultura. 

   
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 15:00

Japão desliga último reator nuclear em funcionamento

O Japão vai desligar, para fins de manutenção, o seu último reator nuclear em funcionamento, sem qualquer data para o reinício das operações. O reator de número quatro da central de Ohi, no oeste do país, vai parar de gerar eletricidade na madrugada de segunda-feira (16). Uma vez desligado o reator, o páis estará totalmente privado de energia nuclear. Analistas indicam que o Japão vai ficar sem energia nuclear até, no mínimo, dezembro, o mais longo período desde 1960. Após o acidente de Fukushima, provocado pelo terremoto e tsunami de 11 de março 2011 no nordeste do Japão, todos as 50 reatores nipônicas fecharam progressivamente, em resposta aos protestos da população. Antes do acidente, as usinas nucleares eram responsáveis por cerca de 30% da energia do país. O governo tem sido pressionado a fortalecer as normas de segurança nas usinas. Analistas dizem que deve demorar cerca de seis meses para realizar todas as verificações de segurança e obstáculos jurídicos antes de religarem os reatores. Informações de agências internacionais.

   
Comerciantes protestam contra atraso em reforma da Feira de São Joaquim  nesta terça
Foto: Agecom
Os comerciantes da Feira de São Joaquim prometem cruzar os braços, nesta terça-feira (17), em protesto ao atraso das obras de requalificação do espaço. Cerca de sete mil feirantes vão participar, a partir das 6h, de uma manifestação em frente ao local, na Avenida Oscar Pontes, no Comércio, de acordo com o Sindicato de Feirantes e Ambulantes de Salvador (SindFeira). Segundo o presidente da entidade sindical, Marcílio Costa, os feirantes cobram uma audiência com o governador Jaques Wagner para definição e cumprimento de um cronograma “exequível” para a conclusão das obras, que estão atrasadas há mais de um ano e meio. “Nós cumprimos o cronograma rigorosamente, saímos no dia 20 de janeiro de 2012 e, conforme estabelecido com a Conder [Companhia de Desenvolvimento Urbano], era para que a primeira das seis fases da terceira e última etapa, que previa a instalação de uma completa infraestrutura e novas unidades comerciais, fosse concluída em oito meses, o que não ocorreu e continuamos no galpão provisório, trazendo prejuízo a todos os feirantes, quase levando à falência”, explica o feirante. Conforme o presidente da Associação dos Feirantes de São Joaquim, Nilton Ávila, a Conder se recusa a fazer um cronograma definitivo e, pela falta de diálogo e de articulação do governo estadual, os feirantes temem que o dinheiro do convênio firmado com o Ministério do Turismo tenha que ser devolvido. “É mais uma obra com recursos federais já disponíveis na Caixa Econômica Federal e não sai do lugar. Existe a verba e até hoje os projetos da última etapa de requalificação não foram aprovados pela Caixa por falta de articulação e incompetência da Conder”, acusa o sindicalista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário