Translate

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Preservação dos mananciais hídricos discutido na Câmara de Vereadores

 
Uma audiência pública está sendo realizada a pedido da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente que aconteceu ontem. A audiência tem como tema “A Preservação dos Mananciais Hídricos de Feira de Santana”. A palestrante, graduada em Geografia e mestra e doutora em Arquitetura e Urbanismo, Sandra Medeiros mostrou a degradação de todos os rios, riachos e áreas de proteção ambiental pela cidade de Feira de Santana “Ao longo dessas décadas as áreas de proteção ambiental foram diminuídas através de construções”, disse. Sandra falou sobre a Lagoa do Prato Raso a qual ela afirma que a cada dia que passa tem sido invadida. “Se não agirem logo daqui a pouco não teremos mais nada por que as pessoas continuam jogando entulho e constroem. É importante colocar que não são apenas casas pobres”, explicou.

Presentes 

Presidindo a sessão o vereador Marcos Lima e presentes na mesa o presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza Rogério Iorio, o secretário do Meio Ambiente Roberto Tourinho, Audo Rodrigues promotor regional do Meio Ambiente e Jorge Prudente Fraga, coordenador de Proteção e Defesa Civil e representando o secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos Mauro. (Karoliny Dias)
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 09:30h
Teofilândia

Deputado Tom Araújo recebe comitiva de vereadores

 
O deputado estadual Tom Araújo (DEM) recebeu hoje uma comitiva de Teofilândia, que veio tratar dos problemas relacionados à região. Segundo os vereadores Emerson de Zé de Linda (PDT), Valter de Gabriel (PDT), Abel do Alecrim (PDT), Reinaldo (PHS) e Jojó de Chorrochó (PR), a cidade enfrenta graves problemas no abastecimento de água e na saúde. Eles relataram que agora começou a chover na região, mas a seca ainda é um dos principais entraves para o desenvolvimento da agroindústria. Os vereadores trataram ainda de obras necessárias ao desenvolvimento de Teofilândia bem como a necessidade de melhorias no serviço de saúde pública. (Ascom)
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 06:04h
Compromisso

Faltou ao Poder Executivo e à Câmara Municipal a discussão sobre a CIP

 
Vi com perplexidade terça-feira (4), na “Casa da Cidadania”, na ordem do dia para ser votado em primeira discussão o Projeto de Lei que tratava sobre a Contribuição para o Custeio do Serviço da Iluminação Pública – CIP, que vai incidir no bolso do cidadão feirense a partir de janeiro de 2014. Apesar de não constar o pedido de urgência na mensagem encaminhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o PL foi votado em regime de “urgência urgentíssima”, afinal chegou dia 29 de maio e ontem já estava sendo encaminhado ao prefeito para sanção e publicação. Interessante é que apesar da urgência, a validade da cobrança será para 1º de janeiro de 2014.
 
Entendo até que a revisão e a atualização dos percentuais e faixas de cobranças sobre o consumo de energia, por parte do município, precisam ser feitas, mas diante da importância do Projeto de Lei o debate nas comissões, no plenário e com a participação da sociedade seria necessário. Até porque não vimos o Poder Executivo Municipal tratar do assunto com os setores produtivos, as associações comunitárias, enfim a sociedade que consume energia em Feira de Santana.
 
Mas diz um amigo velho que não se deve “chorar o leite derramado”, afinal a CIP está aprovada e logo a lei será sancionada pelo prefeito José Ronaldo. Em alguns casos se aplica o adágio popular, mas nessa situação específica, fica registrada a falta de compromisso do Poder Publico Municipal na sua elaboração e a omissão do Poder Legislativo Municipal (e aí resguardo os que votaram contra o PL da CIP, os três petistas), que não cumpriu o seu papel de fazer com que a discussão fosse exaustiva, usando a prerrogativa de ler, discutir e votar contra ou a favor, apenas por deter uma maioria governista, hoje composta de 18 vereadores.
 
Jair Onofre
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:44h
Prefeitura de Feira de Santana

Secretário de Serviços Públicos Wilson Couto é exonerado

 

O secretário de Serviços Públicos da prefeitura de Feira de Santana Wilson Couto Oliveira foi exonerado após cinco meses na administração José Ronaldo de Carvalho (DEM). Em seu lugar já foi nomeado Manoel Cordeiro Neto. Segundo o decreto publicado hoje, Wilson Couto saiu do cargo a pedido. Apesar do motivo não ter sido revelado pelo governo, o secretário estava vivendo momentos difíceis com o projeto da TIP de iniciativa do Poder Executivo e aprovado pela Câmara Municipal de Feira de Santana.
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:35h
TIP

“Vereadores que votarem no aumento de 100% na taxa de iluminação estarão contra o povo”, diz Zé Neto

 
Foto: Deputado feirense Zé Neto (PT)

Foto: Deputado feirense Zé Neto (PT)

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, usou a tribuna da Casa nesta quarta-feira (5) para criticar o projeto de Lei enviado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) à Câmara feirense, referente ao reajuste da taxa de iluminação pública embutida na conta de energia.
 
Para ele, os vereadores devem se unir para derrubar o novo valor, classificado como abusivo pelo parlamentar. “Os vereadores que votarem no aumento de 100% na taxa de iluminação estarão contra o povo”, conclamou.
 
Ao final do discurso, Zé Neto citou algumas iniciativas dos governos estadual e federal que demonstram a tentativa de dar conforto financeiro à população. “O governo desonerou a CIDE, que é o imposto sobre os combustíveis, está desonerando a energia elétrica; na Embasa, temos a extinção de ICMS; na cadeia de alimentos, com a cesta básica, também há desoneração, e, enquanto isso, Feira age em total dissonância com tudo que está sendo feito, inclusive com o aumento arbitrário do IPTU, de forma muito acima da inflação”, completou. Quando Zé Neto fazia o pronunciamento na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei da CIP era aprovado na Câmara Municipal em segunda votação. 
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:33h
Subcomandante Geral

PM realiza passagem de comando em Feira de Santana

 

A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), realizou na manhã desta quarta-feira (05) em Feira de Santana, solenidade de passagem de comando da 66ª Companhia Independente (CIPM).
 
Presidida pelo subcomandante geral da PM, coronel Carlos Sebastião Eleutério, em companhia do coronel PM Adelmário Xavier a solenidade reuniu autoridades militares, policiais e familiares do oficial substituto.
 
A 66ª CIPM passa a ser comandada, pelo major PM Márcio Mazza que substituiu o major César Bonfim. O major Mazza, deixa o cargo de Coordenador de Planejamento Estratégico onde atuou por três anos à frente, no Comando de Policiamento Regional Leste.
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:32h
Audiência pública

Comissão de Meio Ambiente discute situação da natureza em Feira de Santana

 
Para comemorar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (ontem, 5 de junho), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Feira de Santana fará hoje uma audiência pública para discutir os mananciais, o meio ambiente e a natureza no Município. O presidente da comissão, Marcos Lima (PRP), conclamou a população a participar do evento, visando a melhoria para a cidade nessa área. “Se continuarmos destruindo a natureza, até o ar que respiramos um dia irá faltar”, disse. (Karoliny Dias)
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:30h
Aniversariante do dia

Vereador feirense Marcos Lima em festa

 

 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:28h
Câmara Federal

José Carlos Araújo foi eleito para o cargo de 1º vice-presidente do Conselho de Ética

 
Foto: Deputado federal José Carlos Araújo (PSD)

Foto: Deputado federal José Carlos Araújo (PSD)

O deputado José Carlos Araújo (PSD) foi eleito ontem para o cargo de 1º vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal. Araújo entrou na disputa convidado por seu sucessor na presidência do colegiado, deputado Ricardo Izar (PSD-SP). O parlamentar baiano, que esteve à frente do Conselho de Ética por dois mandatos consecutivos, afirmou que pretende continuar zelando pela imagem do parlamento brasileiro.
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:24h
Feira de Santana

Distrito de Humildes mais perto de ser Município

 
A aprovação de projeto de lei complementar terça-feira (4), na Câmara Federal, que reabre a possibilidade de criação de novos municípios, alimenta o sonho de moradores do distrito de Humildes, em Feira de Santana, da localidade passar a ser Município. Dependendo apenas do plebiscito, Humildes terá apenas um agravante: Votam agora eleitores de todo o Município; antes eram somente os do distrito em discussão.
 
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:19h
Emanoel Lima

Dirigente pede a expulsão do deputado Isidório

 
Foto: Dirigente do PSB baiano, Emanoel Lima

Foto: Dirigente do PSB baiano, Emanoel Lima

Para o dirigente do PSB baiano, Emanoel Lima, a única retratação que cabe ao deputado Sargento Isidório, que se elegeu com os votos do PSB, é a expulsão imediata, por conta do desrespeito ao partido e aos filiados. Pois, como ele mesmo disse, foi “laranja” e deve ser expurgado do partido.
 
Retrospectiva
 
Sargento Isidório vem declarando  publicamente  que é contra o casamento gay,  refere-se aos homossexuais como "viadagem" e acredita que  a liberalização dos costumes é responsável por recentes tragédias, como a seca no Nordeste e os atentados em Boston. Ele prega que as relações homoafetivas são "o fim da humanidade", pois não resultam em procriação.
 
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:17h
Impostos

Reforma tributária a conta-gota em Feira de Santana

 
A aprovação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) pela Câmara Municipal de Feira de Santana ontem, em segunda discussão, proposta encaminhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM), é uma demonstração de que haverá uma reforma tributária proposta pelo Executivo, mas em conta-gota. A expectativa agora será quanto à alíquota do ISS para os serviços prestados no Município. Pelo visto, a reforma atingirá apenas a revisão da arrecadação municipal.
 
Comente  Sem Comentários 
 
Enviado por Jair Onofre - 06.06.2013 05:15h
Quinze dias

CPI dos Transportes tem prazo para ser instalada

 
Foto: Vereador autor da proposta de CPI Pablo Roberto (PT)

Foto: Vereador autor da proposta de CPI Pablo Roberto (PT)

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Justiniano França (DEM), tem prazo para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pede apuração de irregularidades no transporte coletivo urbano, solicitada por meio de requerimento de autoria do vereador Pablo Roberto (PT). O prazo é de 15 dias e a nomeação dos membros – cinco ao todo – será através de sorteio. Tem vereador babando para ser escolhido. O problema agora é saber se algum deles vai retirar o nome do requerimento, hoje com sete assinaturas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário